13 de ago. de 2010

Peças únicas para pessoas únicas...♥


Bem, devo confessar que fiquei muito satisfeita com as novas malas "mini-folhos"! 

Foi um projecto que já estava no papel há meses, mas nunca tinha oportunidade de colocar em práctica por falta de tempo (como muitos outros que ainda tenho...). Sei que é assim, nem sempre dá para fazer tudo aquilo que a "cacholinha"  imagina! A minha não pára, está sempre a trabalhar! Quem me dera ter tempo para fazer tudo, quem me dera...

Este foi daqueles projectos que imaginei, passei para o caderno e quando tive tempo de desenhar o molde, deu muito certo! Tudo, tudo! Não precisei mudar um centímetro se quer desde o primeiro molde. Nenhum detalhe! Tudo se encaixou na perfeição!
E isto me deixou muito contente e satisfeita.... Acho que a minha pequena experiência com as costuras (já lá vão quase 4 anos) têm se aprimorado a cada dia, primado mais pelos detalhes, pelos acabamentos, embora tenha que aprender e aperfeiçoar muito mais!

Adoro o que faço e sinto imenso prazer quando faço uma peça única, uma peça exclusiva, onde sei que quem for comprar não terá de se preocupar se vai encontrar alguém com uma peça igual... pois é única!

É como disse recentemente para uma pessoa que comentou que os preços que estava a practicar estavam caros. Infelizmente nem todos dão o devido valor à uma peça única, artesanal, totalmente feita à mão, onde se gasta horas e mais horas, as vezes dias para concluir.

É preciso olhar com atenção e ver os detalhes, os acabamentos e tentar imaginar quanto tempo se gasta para fazer tal trabalho!

O trabalho que desenvolvo não é apenas pegar num tecido e coser! É passar a ideia para o papel, desenvolver moldes que na maioria das vezes não dão certo e é preciso refazer vezes sem conta até chegar as medidas ideais! Depois chega a fase da escolha dos tecidos e aplicações, que também não é fácil! 

Para uma peça ficar harmoniosa é preciso testar padrões e mais padrões de tecidos (e aplicações) para que que combinem entre si! Algumas vezes resulta, outras nem por isso...

A seguir é cortar tecidos, dar estrutura à peça, aí sim, começar a coser.... "fazer folho por folho, pregar folho por folho"... Muitas vezes é preciso desmanchar, voltar a coser, desmanchar, voltar a coser e acertar alguns (as vezes muitos) detalhes à mão. Encher a peça de mimos bem fofos para alegrar ainda mais os trabalhos, que é o caso das flores que costumo aplicar, que são todas cosidas à mão, cheias de detalhes carregados de carinho! Por fim avaliar bem a peça e fotografar!

Aqui escrito parece simples, mas não é! Não é mesmo!

Cada vez mais o conceito "peça única" me tem rendido! Cada vez mais sinto prazer em fazer detalhe por detalhe numa peça. Sei que levo muito mais tempo do que replicar uma peça já feita, mas para ser sincera, isto é que me dá prazer!

Replicar uma peça financeiramente "até é bom", pois a idéia já está pronta, não tenho que "pensar muito". É só mesmo cortar e fazer (o que para muitas peças já se tornou algo automático em mim... infelizmente!). Mas me pergunto: Onde está o prazer da criação? Simplesmente não há!

Por isso cada vez mais vou desenvolver peças únicas para pessoas únicas! Sei que vou trabalhar muito mais e ganhar menos, mas também sei que estarei a fazer tudo com puro prazer! Não quero me tornar uma máquina automática de fazer malas! Quero fazer peças originais, especiais, carregadas de carinho e dedicação!

Também ressalto que as malas mudaram muito de uns 2/3 anos para cá. Tenho investido e primado muito pelos detalhes e acabamentos, feito muitos projectos em patchwork, que é um trabalho minucioso e demorado, pois uma coisa é fazer uma mala com um tecido já pronto... outra bem diferente é fazer a base em patchwork (escolher padrão por padrão para ficar em sintonia e depois coser um a um....) para depois sim, começar todo o processo anterior!

Acho que quem comprou uma mala minha de há 2/3  anos atrás e compra uma hoje, saberá bem do que estou a falar...

Mas ando muito contente, pois tenho dado o meu melhor em cada peça. Feito tudo com todo amor e carinho deste mundo! E sei que isto sim, é um trabalho verdadeiramente feito à mão!

Sei que o trabalho à mão não é para todos os "bolsos", mas sou o mais justa possível com os preços que tenho vindo a practicar, pois bem sei o trabalho que cada peça dá para fazer. E é aquilo, se quisermos ser originais, temos que pagar um pouco mais do que aquilo que cobram aí fora em lojas de centros comerciais e bairro (que fazem peças em linha de produção, centenas, as vezes milhares de exemplares do mesmo modelo). Aí sim, corre-se o grande risco de encontrar "trocentas" pessoas com peças iguais... 

Há que se reflectir neste aspecto: Peça única é para pessoa única!

Um beijo grande e obrigada a todos que passam por aqui e tornam este projecto cada dia mais vivo!

Bia
 
**** Ah, não posso deixar de dizer que adorei o detalhe da alça de punho, que mais parece uma pulseira! Um mimo só!

Nenhum comentário: